top of page

Linfonodos do pescoço aumentados no câncer de tireóide


 

É comum o paciente que está investigando câncer de tireóide, achar que qualquer gânglio que aumente em seu pescoço, seja uma matástase do câncer de tireóide, mas não é bem assim.


O que são linfonodos ou gânglios no pescoço?


Os linfonodos são estruturas nodulares também chamadas de gânglios e que estão presentes em todo o nosso corpo, já que eles fazem parte de nosso sistema imune, de defesa contra infecções e qualquer coisa estranha ao nosso corpo.


No pescoço eles se distribuem por todas as regiões do pescoço e podem existir mais de 130 linfonodos normalmente em cada pessoa, sem significar que eles estejam doentes.

Eles ficam localizados no pescoço para servir como proteção a qualquer infecção ou doença cancerígena que venha a ocorrer.


Aumento no tamanho dos linfonodos

Os linfonodos do pescoço podem reagir a qualquer infecção ou trauma que ocorram na reagião da cabeça e pescoço, e essa reação faz com que eles aumentem de tamanho, e dessa forma sejam chamados de linfonodomegalia, que significa que o gânglio do pescoço está maior que o tamanho habitual.

Porém, o simples fato do linfonodo aumentar de tamanho não significa que ele está doente ou que precise realizar uma biópsia ou punção nesse linfonodo.

Dessa forma, o aumento dos gânglios podem ser do tipo reacional ou atípico.


Linfonodos reacionais


linfonodos do pescoço no câncer de tireóide

Linfonodos reacionais são os gânglios do pescoço que crescem de tamanho, mas que mantém sua estrutura normal, sem caracteristícas ruins, e é o que ocorre na maioria das vezes.

Esses linfonodos crescem em reação a algum processo inflamatório e na grande maioria esses linfonodos vão voltar ao normal sem nenhuma necessidade de tratamento, punção ou biópsia.









Linfonodos atípicos ou suspeitos

Já os linfonodos atípicos, são os linfonodos que aumentaram de forma anormal com alteração das estruturas normais de um linfonodo.

Esses gânglios sempre são considerados suspeitos e merecem uma investigação através de punção do linfonodo ou biópsia.



Linfonodos alterados no câncer de tireóide


O paciente com nódulo suspeito para câncer de Tireoide Comumente acredita que qualquer aumento nos linfonodos do pescoço pode se tratar de uma metástase, porém mesmo paciente possuindo nódulo de tireoide ou mesmo câncer de tireoide não significa que os aumentos dos gânglios no pescoço já sejam diagnóstico de metas e do câncer de tireoide.

metástase no câncer de tireóide

Mesmo na suspeita de câncer de tireoide esses linfonodos devem ser avaliados de forma independente, ou seja, linfonodo tenha características de linfonodo reacional, não vai se tomar nenhum tipo de atitude com relação à diagnóstico.

Porém, o paciente com suspeita de câncer de tireoide que apresenta um gânglio no pescoço atípico , que perdeu suas características normais, esse sim precisa ser investigado através de uma punção com agulha fina.



Metástase dos linfonodos do pescoço no câncer de tireóide


Após diagnosticado que o Linfondo atípico se trata de uma metástase do câncer de tireoide, além da realização da cirurgia de tireoide (tireoidectomia) esse paciente também tem que ser submetido ao esvaziamento cervical, que é a retirada de todos os linfonodos acometidos pelo câncer de tireoide. Vídeo sobre metástase no câncer de tireóide



Comments


bottom of page