top of page

Sintomas e tratamento do cisto de tireóide. Nada que você deva se preocupar.



O cisto de tireóide é um tipo de nódulo de tireóide formado por "àgua", na realidade o composto líquido de dentro do cisto de tireóide é formado por líquido protéico e hormônios da tireóide.

O cisto que se forma na tireóide tem uma característica dinâmica e tem uma tendência ao surgimento de novos cistos, podem crescer ou até mesmo desaparecerem depois de algum tempo.


Cisto de tireóide é benigno

Pelo fato dos cistos de tireóide serem nódulos totalmente benígnos, eles não tem a necessidade de realização de punção (punção aspirativa por agulha fina - PAAF )para fins de diagnóstico do nódulo de tireóide.



Sintomas do cisto de tireóide

O cisto de tireóide raramente gera sintomas, e quando gera sintomas, está relacionado principalmente ao crescimento do cisto e sinais de compressão ou dor do cisto pela distensão da sua cápsula. Os sintomas do cisto de tireóide são na maioria das vezes leves e não há com o que se preocupar


Quando ocorre de um cisto de tireóide gerar sintomas, pode ser necessário realizar uma punção no cisto para esvazia-lo e assim tratar os sintomas.



Tratamento do cisto de tireóide

Porém não é um simples esvaziamento do cisto. Além de esvaziar o cisto de tireóide, é necessário injetar um tipo de alcóol em seu interior para fazer com que as paredes do cisto de tireóide se grudem.


Nesse vídeo vou abrodar isso de forma detalhada.

Comments


bottom of page