O cisto de tireóide é um tipo de nódulo de tireóide formado por "àgua", na realidade o composto líquido de dentro do cisto de tireóide é formado por líquido protéico e hormônios da tireóide.
O cisto que se forma na tireóide tem uma característica dinâmica e tem uma tendência ao surgimento de novos cistos, podem crescer ou até mesmo desaparecerem depois de algum tempo.
Cisto de tireóide é benigno
Pelo fato dos cistos de tireóide serem nódulos totalmente benígnos, eles não tem a necessidade de realização de punção (punção aspirativa por agulha fina - PAAF )para fins de diagnóstico do nódulo de tireóide.
Sintomas do cisto de tireóide
O cisto de tireóide raramente gera sintomas, e quando gera sintomas, está relacionado principalmente ao crescimento do cisto e sinais de compressão ou dor do cisto pela distensão da sua cápsula. Os sintomas do cisto de tireóide são na maioria das vezes leves e não há com o que se preocupar
Quando ocorre de um cisto de tireóide gerar sintomas, pode ser necessário realizar uma punção no cisto para esvazia-lo e assim tratar os sintomas.
Tratamento do cisto de tireóide
Porém não é um simples esvaziamento do cisto. Além de esvaziar o cisto de tireóide, é necessário injetar um tipo de alcóol em seu interior para fazer com que as paredes do cisto de tireóide se grudem.
Nesse vídeo vou abrodar isso de forma detalhada.
Comentários